Empire Notícias

Notícia

Sonhador ou Empreendedor?

Guilherme Pereira

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

 Sonhador ou Empreendedor?

 

Em 1994, estava em Aracaju SE, em frente à praia, curtindo um mar e uma bela água de coco bem gelada. De repente, bateu uma fome e fui pedir um aperitivo. Quando me deparei, vi  o garçom com um papel e um lápis na mão. Daí eu pensei:

- Caramba! Eu bem que poderia realizar o pedido na mesa com uma tela de cristal líquido e a cozinha já receber e executar. Seria um excelente empreendimento...

Realmente, seria perfeito se eu colocasse essa ideia em prática, afinal eu estava muito à frente da realidade atual. Entretanto, o tempo passou e nada fiz.

Passou um tempo e estava já no ano 2000, “Bug do milênio”, naquela época estávamos na era da compactação de vídeo, famoso “DVDRIP” e o MP3 já estava para lá de ser utilizado. Daí eu tive uma ideia e pensei em colocar os filmes que eu tinha, mais de 4 Tb, em uma plataforma que todos pudessem assinar e assistir. Mais uma vez não quis colocar em prática... O que aconteceu? Anos depois surgiu a Netflix e colocou em prática tudo que pensei e advinha? Arrebentou.

Aonde quero chegar? Que existe diferença entre o sonhador e o empreendedor. Eu passei muitos anos achando que, só porque tinha muitas ideias era um empreendedor. Pura ilusão. Na verdade, eu era um sonhador. Um sonhador que enxergava soluções, porém não as colocava em prática. Essa é a real diferença. O sonhador não age, apenas sonha.

Em resumo, o que diferencia um sonhador de um empreendedor é a capacidade de pôr as ideias em prática e a coragem de enfrentar as mudanças e as dificuldades do processo.

Muitas pessoas têm inúmeras ideias, mas muitas não estão preparadas para dar o próximo passo. Empreender não é apenas colocar a ideia em prática. Exige muito mais que isso. Empreender significa estar disposto a assumir riscos, renunciar algumas comodidades de rotina, investir tempo e dinheiro. Muitos e muitos outros sacrifícios que nem todos estão preparados a assumir.

E aí? Você é sonhador ou empreendedor?

Você sabia que o número de empreendedores vem aumentando a cada ano?

Vamos as estatísticas, de acordo com o IBGE, entre 2001 e 2014, o número de empreendedores no país cresceu 22%, passando de 20,4 milhões para 24,9 milhões de pessoas. Levando-se em consideração as três categorias de clientes do Sebrae, os 24,9 milhões de empreendedores podem ser divididos em: 13,7 milhões de potenciais empresários com negócios (55%); 6,7 milhões de empresários (27%) e 4,5 milhões de produtores rurais (18%).

Conforme reportagem da FENACON, http://www.fenacon.org.br, em plena crise, Brasil ganhou 1,4 milhão de CNPJs no primeiro semestre de 2020. Sendo 87% microempreendedores. Por mais que tenha incentivo do governo, o número de empreendedores vem aumentando inegavelmente.

Diante de todas essas informações, qual conclusão você chega?

Você está preparado para empreender? Ou é apenas um sonhador?

Você gostaria de estar na plateia aplaudindo um empreendedor de sucesso? Ou no palco sendo aplaudido?

Se você já tomou a sua decisão e quiser fazer parte da estatística de empreendedores vou listar para vocês os 10 comportamentos dos empreendedores de sucesso. Essa análise foi realizada por 2 anos em mais de 30 países, pelo professor David McClelland, da universidade de Harvard, a pedido da ONU. A conclusão que ele chegou foi que apenas 2% da população são empreendedores de sucesso e praticam de forma consistente esses comportamentos. Foram 30 comportamentos, porém foram agrupados em 10, conforme abaixo:

  1. Busca de oportunidade e iniciativa;
  2. Persistência;
  3. Correr riscos calculados;
  4. Exigência de qualidade e eficiência;
  5. Comprometimento;
  6. Busca de informações;
  7. Estabelecimento de metas;
  8. Planejamento e monitoramento sistemáticos;
  9. Persuasão e rede de contatos;
  10. Independência e autoconfiança.

Agradeço a todos pela leitura da minha coluna sobre Empreendedorismo. Sou Guilherme Pereira e conto com vocês para assistirem também meu bloco na TV: Empreendedor 4.0. Passa todos os sábados na Band Triângulo, a partir das 10:30.

Segue link da TV Online, contendo todos os blocos.

https://www.empiremulticanal.com/tv-online

Conto com vocês!!!

Guilherme Pereira

Empreendedor, Apresentador de TV no programa Empire Style, Gerente de Projetos, Coach, Mentor, palestrante, Especialista em análise de perfil, Inteligência Emocional, Inteligência Positiva e colunista da revista Empire Notícias.

Instagram: https://www.instagram.com/guilhermecspereira/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/gcperei/

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

Publicidade

Parceiro
Nome do anunciante aqui!
Parceiro
Nome do anunciante aqui!

Popular este mês

Publicidade

Parceiro
Nome do anunciante aqui!

Veja também

O sucesso do programa Empire Style está quebrando fronteiras entre a Europa e o coração mineiro
16Dez

O sucesso do programa Empire Style está quebrando fronteiras entre a Europa e o...

Da Europa para Uberlândia, Minas Gerais!

VIVA NOSSA “CONJUGALIDADE” DO DIA A DIA!
11Dez

VIVA NOSSA “CONJUGALIDADE” DO DIA A DIA!

VIVA NOSSA “CONJUGALIDADE” DO DIA A DIA!

MENINA NEM TE CONTO, MEU CORPO FALA!
24Nov

MENINA NEM TE CONTO, MEU CORPO FALA!

Quando eu comunico diferente, quimicamente eu tenho outra performance. Paulo Vieira

Pré lançamento do INSTITUTO HEBE CAMARGO
13Nov

Pré lançamento do INSTITUTO HEBE CAMARGO

Na Casa Floráh em São Paulo espaço super badalado que sempre recebe os melhores eventos da capital .

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
v
Parceiro
dcd
Parceiro
xc
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )