Empire Notícias

Notícia

Sonho x Procrastinação

Ronaldo Correia

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

Um dia aprendi que os sonhos existem para tornar-se realidade. E, desde aquele dia, já não durmo para descansar. Simplesmente durmo para SONHAR!

Walt Disney

 

 

Sonho x Procrastinação

 

Apenas imagine. Nos dias atuais existem diversos programas de TV, livros, mensagens motivacionais, redes sociais e a internet despertando as pessoas para os seus sonhos.

Afinal o que é sonho?

Existem diversas formas para se explicar esse fenômeno. Para a ciência, os sonhos são uma criação da mente, ou seja, as experiências vividas durante esse período são puramente ilusórias. Isso porque durante a fase do sono em que os sonhos ocorrem, várias áreas do cérebro estão alertas, assim como as funções de memória, criatividade, emoções, medos, angústias e outras sensações.

É possível vivenciar situações que já aconteceram no passado, assim como criar outras que não poderiam existir por meio da imaginação e do contato com o mundo externo.

As teorias fisiológicas afirmam que um indivíduo sonha para exercitar as conexões cerebrais criadas recentemente, assim como para ativar as que estão sem uso a algum tempo. Essa teoria acredita que durante o sono o cérebro está trabalhando arduamente para consolidar lembranças e aprendizados, além de formar conexões importantes.

Essas conexões podem se manifestar como situações estranhas para as pessoas nos sonhos, pois muitas vezes não é possível entender qual é a relação que une aquelas duas lembranças, mas o cérebro tenta conectá-las.

Por outro lado, as teorias psicanalíticas afirmam que o ato de sonhar ajuda a desvendar problemas e entender situações do cotidiano, mesmo que os sonhos pareçam sem sentido quando a pessoa acorda. Sendo assim, um sonho pode dramatizar e aumentar as preocupações vivenciadas, os interesses, os medos e os desejos.

Freud diz “todo o sonho tem um significado, embora oculto, da realização e desejo”.  “Sonhos são fenômenos psíquicos onde realizamos desejos inconscientes.” Para o pai da psicanálise sonho é a principal via de acesso aos conteúdos que foram reprimidos em nosso inconsciente.

Também existe um lado místico para explicar o que são sonhos. Há quem acredite que as situações e imagens que aparecem nos sonhos são sinais premonitórios. Isso significa que através deles é possível fazer vidências, ou seja, adivinhações, que significam “advir o que está por vir”. No entanto, a grande maioria dos sonhos parece não ter significados claros e simples, e, assim, utiliza-se a interpretação dos sonhos para extrair qual é a mensagem daquela vivência durante a noite.

No Coaching estamos conectados a todo momento com os sonhos de nossos coachees (clientes) e o ajudando a alcança-los bem como seus objetivos e metas. Porque entendemos que os sonhos são a base das nossas realizações pessoais e profissionais, são o que nos motivam, nos alimentam, é o nosso combustível para irmos ao próximo nível.

Tudo que vemos hoje foi, um dia, parte dos sonhos de alguém. Um dia alguém sonhou que poderíamos nos comunicar à distância, hoje temos os celulares e seus aplicativos. Um dia alguém sonhou que poderia voar, hoje temos aviões, helicópteros e jatos.

Um dia alguém sonhou em chegar à lua, e chegou – agora, avançando para outros planetas.

Sabe qual a diferença entre esses sonhos e os seus sonhos? As pessoas que tiveram esses sonhos, no minuto seguinte, começaram a fazê-los acontecer.

No momento que a pessoa estabelece uma meta rumo a torná-la realidade, haverá uma mudança de postura, pois se ela identificar que a forma que vive não chegará na meta, terá que alterar seu jeito de viver, tendo que escolher parar com sua meta traçada ou seguir adiante e ter um resultado diferente.

Para ter um resultado diferente o indivíduo deverá ter postura diferente, ao colocar o plano de ação em prática, terá que mudar a forma de viver, de trabalhar, o estilo de vida, e muitas vezes os “amigos” ou pessoas próximas. Sabe porquê? Aves só voam com aves da mesma plumagem! Quero dizer que chegará um dia que na mesa em que você estiver sentada com seus amigos, familiares ou outros, enquanto eles falam da novela, do reality, da pandemia, do decote da garçonete, da cerveja quente e etc. Você estará em outra sintonia e se perguntando o que faz ali com aquelas pessoas, seus assuntos fúteis e vazios?

No filme “A Origem”, um dos grandes sucessos de Leonardo DiCaprio, os personagens combinam a tecnologia com substâncias químicas para induzir as pessoas a terem sonhos lúcidos. Lá é possível criar um universo particular e acessá-lo sempre que quiser voltar, além de construir o que desejar. O personagem de Leonardo usa um peão no filme como objeto onírico, pois sabe que enquanto ele estiver em seu bolso a sua vivência está ocorrendo em sonho. Nesse caso também é possível recorrer a ações mecânicas, como apertar o próprio braço. Afinal, nos sonhos não é possível sentir dor.

Na vida tudo começa com um sonho! Geralmente sonhamos com coisas aparentemente inalcançáveis. Dessa forma nossos sonhos podem parecer subjetivos, vagos e que não passam de um simples desejo. Embora os sonhos podem contar com diversas variáveis externas (aquelas que não temos governabilidade), grande parte deles dependem de nós mesmos e de ações diárias para realizá-los.

Parafraseando Carlos Drummond de Andrade, no meio do caminho tinha uma pedra... aos nossos sonhos não é diferente. Nos dias atuais chamamos esta “pedra” de PROCRASTINAÇÃO. Procrastinar é: adiar, demorar, atrasar em realizar um determinado sonho, objetivo ou meta. É aquela sensação de qualquer outra atividade será mais interessante ou importante do que a definida pelo seu sonho.

Procrastinamos por vários fatores e motivos. Por exemplo: se você tem um trabalho para ser entregue a longo prazo, nossa reação natural é realizá-lo próximo da data limite; outro fator é quando o que se tem que realizar requer uma reponsabilidade mais elevada da pessoa; preguiça, crenças limitantes, zona de conforto. 

Outras causas da procrastinação estão diretamente ligadas às questões emocionais e fisiológicas. Alguns estudos apontam uma relação tênue entre procrastinação e ansiedade, baixa autoestima, estresse, depressão e desorganização mental. No que concerne as raízes fisiológicas da procrastinação estudos levam ao envolvimento do córtex pré-frontal (área do cérebro responsável em atuar no planejamento, controle dos impulsos, determinação do foco e filtro geradores da distração). Pequenas lesões na região e a pouca utilização dessa área podem levar a procrastinação, deixando a pessoa mais suscetível às distrações externas.

Nesse sentido podemos afirmar que os impactos da procrastinação na vida das pessoas são negativos, ou seja, elas preferem lidar com urgência imediata de combater o humor negativo do que realizar uma determinada atividade.

Agora, aqui está algo que você provavelmente não sabe: procrastinação é um VÍCIO EMOCIONAL.

Pense nesse momento sobre sua rotina, sobre como você tem tomado suas decisões e ações? Como você age e reage de determinada forma? Não é ruim você ter um tempo para executar um determinado planejamento ou algo em sua vida. O que acontece é que as pessoas esquecem de gerenciar estas atividades, suas emoções e acabam sobrecarregando o seu tempo limite.

Esse cenário pode levar, em muitos casos a pessoa a desistir do que precisa fazer. Tarefas não executadas causam frustração e como consequência num longo prazo dessa prática comportamental vem os desequilíbrios emocionais que afetam drasticamente o potencial que se poderia ter. Logo, a autossabotagem. Autossabotagem são pensamentos na grande maioria das vezes negativos que nos impedem de realizar nossos sonhos, projetos, objetivos e metas. Cabe ressaltar que a procrastinação é uma consequência da maioria dos pensamentos sabotadores.

E como as pessoas sabotam os próprios sonhos? O tempo destinado de forma desequilibrada nas redes sociais, pode ser usado como exemplo de uma performance procrastinadora. Você precisa ter em mente, claramente, que o tempo é o seu bem mais precioso. É como um investimento de alto risco, sem reembolso, afinal ele não volta. Tudo o que você for olhar, ler, estudar e escutar, precisa ter conexão com aquilo que você quer realizar, transformar e compreender na sua vida.

Alcançar os seus sonhos e objetivos é o máximo da realização. É lá que queremos chegar, e nesse artigo falei com vocês sobre essa habilidade maravilhosa que é a de sermos verdadeiros realizadores dos nossos sonhos, projetos, metas e objetivos pessoais e profissionais. Tenho certeza que assim como eu você também tem seus desejos ainda não realizados.

Sua saúde física e mental está em jogo, existem coisas que não dão para empurrar com a barriga!

Para tanto lhes pergunto:

  1. Quais são os seus sonhos?
  2. Qual a importância que você dá para as coisas e situações a sua volta?
  3. Aonde você concentra a sua energia? No problema ou na solução?
  4. Quais sentimentos tem se revelado ao procrastinar algo importante?
  5. Você já fez um teste de autossabotagem? Tem interesse?
  6. Quais decisões você toma?

 

Esse artigo fez sentido para você?  Deixe nos comentários o que achou e se esse conteúdo foi relevante para sua vida.

 

 

 

Ronaldo Correia

Professor, Coach, Mentor, Especialista e Analista em sabotadores e Autossabotagem, Inteligência Emocional, Neurociência, Inteligência Positiva e Colunista da Revista Empire Notícias

Email: rlc.correia1974@gmail.com

(34) 99174-3743

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

Publicidade

Parceiro
Nome do anunciante aqui!
Parceiro
Nome do anunciante aqui!

Popular este mês

Publicidade

Parceiro
Nome do anunciante aqui!

Veja também

O sucesso do programa Empire Style está quebrando fronteiras entre a Europa e o coração mineiro
16Dez

O sucesso do programa Empire Style está quebrando fronteiras entre a Europa e o...

Da Europa para Uberlândia, Minas Gerais!

VIVA NOSSA “CONJUGALIDADE” DO DIA A DIA!
11Dez

VIVA NOSSA “CONJUGALIDADE” DO DIA A DIA!

VIVA NOSSA “CONJUGALIDADE” DO DIA A DIA!

MENINA NEM TE CONTO, MEU CORPO FALA!
24Nov

MENINA NEM TE CONTO, MEU CORPO FALA!

Quando eu comunico diferente, quimicamente eu tenho outra performance. Paulo Vieira

Pré lançamento do INSTITUTO HEBE CAMARGO
13Nov

Pré lançamento do INSTITUTO HEBE CAMARGO

Na Casa Floráh em São Paulo espaço super badalado que sempre recebe os melhores eventos da capital .

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
v
Parceiro
dcd
Parceiro
xc
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )